O que é o jantar, Vera?

BPI_0569

“É uma espécie de caderno onde está tudo organizado, não há folhas soltas. Eu também o consulto, quando quero fazer aquilo de que já não me lembro”. É assim que Vera Ferraz fala do blogue que criou faz em Setembro dois anos. “Hoje para jantar…” é sobre comida e coisas bonitas. Podem ser taças e talheres dos avós. Um festival de verão. Ou uma planta banhada pela chuva.

“No blogue há espaço para mais coisas. Às vezes, lá sai uma referência à música”, diz Vera, sorridente. Casada, com um filho, radioterapeuta no Instituto Português de Oncologia, ainda encontra tempo para cantar na banda MEUBEM, que criou com o marido, Alberto.

Também apoia os pais no projecto “Há quinta na cidade”, entregando cabazes de produtos saídos da sua horta, em Midões, Tábua. E alimenta o blogue pelo menos uma vez por semana, claro. No dia em que conversou connosco, tinha colocado um post às 7.30 horas.

BPI_0629

“Hoje para jantar…” permite-lhe explorar outro hobby: a fotografia. “O meu marido diz que, desde que tenho o blogue, nunca mais queimou a língua”, graceja, em alusão ao tempo que passa de volta dos pratos, de máquina em punho. “Este projecto não vive sem a fotografia. Não podes cativar pelo aroma, só mesmo pelo que os olhos vêem”.

No top 10 da Vogue Portugal

“Hoje para jantar…” já foi eleito pela Vogue Portugal como um dos 10 melhores blogues de culinária, para surpresa de Vera Ferraz, que sempre gostou de cozinhar. Culpa, em grande parte, da mãe e de um “tio emprestado” com quem, na adolescência, costumava passar férias em Lisboa. Aos 18 anos, cozinhou tudo para a sua festa de aniversário, mesmo com uma perna engessada.

BPI_0621

Quando deixou de viver com os pais, viu a pergunta “o que é o jantar?” impor-se. Daí surgiu o nome do blogue, que contém as receitas que faz em casa. Gosta sobretudo de preparar entradas (nas fotos, bruschetta). De experimentar. “Acho que nunca fiz cozido à portuguesa, feijoada. Isso é sempre a minha mãe que faz. Eu prefiro inovar”. Claro que aprecia cozinha tradicional. O seu prato preferido é bacalhau no forno.

Texto de Carina Fonseca
Fotografia de Bruno Pires

(Publicado a 8 de Agosto de 2013)

2 responses to “O que é o jantar, Vera?

  1. Só é pena que não se possa provar. Se é verdade que os olhos também comem, eu prefiro sempre o comer tradicional, mesmo com os olhos vendados mas, neste caso tenho que ficar pelo que se vê, ou dito de uma outra forma: Comer com os olhos. Um beijinho.

Deixe um comentário